quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

A Petrobras é nossa

PUBLICIDADE

Sim, nós temos petróleo. Mas cadê a Petrobras que estava aqui? É a pergunta que se pode fazer depois da descoberta de tanto escândalo, precedida por tanta gritaria ideológica contra uma pseudo privatização da empresa. Impossível privatizar a Petrobras. Ela já foi privatizada por corruptos e partidos políticos.  Uma vergonha do tamanho daquela que era a maior empresa nacional, agora superada em valor de mercado pelo Bradesco. Como foi que isso aconteceu? – perguntam os nacionalistas e estatistas, surpreendidos. Quando estourou o escândalo, lá por março e abril, o ex-presidente Lula ainda participou uma manifestação marqueteira, a pretexto de defender a empresa de privatização. Me engana que eu gosto.

Vai dar em quê, o Petrolão? – perguntam  nacionalistas, estatistas e patriotas. O jornalista é cético por vocação; por isso, penso que vai ter o mesmo destino do Mensalão. Vai punir alguns, em geral  operadores  e intermediários, e fingir que pune os mandantes e beneficiados. Talvez cumpram pena em casa, embora o Procurador-Geral  Rodrigo Janot tenha expressado o desejo, na semana passada, que conheçam o cárcere. Vão ficar um tempinho, depois vão para casa. Afinal,  leis no Brasil são feitas para estimular  seu descumprimento. Ceticismo demais? Não creio.  Quando mais sobrevivo neste pobre país rico, mais descreio.

É muito dinheiro desviado pelos desvios de conduta, pelas omissões, pelas ações, pela crença de que o brasileiro é cordeirinho mesmo. Só na refinaria de Pernambuco, o orçamento saltou de 2 bilhões para quase 20; compraram uma refinaria no Texas com prejuízo de quase 800 milhões de dólares; pagaram 25 milhões de dólares a mais só para apressar um navio-plataforma para que estivesse  pronto a tempo de entrar na campanha eleitoral; propinas com uma única indústria de navio-plataforma ultrapassam a 100 milhões; superfaturamento de 272%. Diretoria escolhida por suas vinculações e subordinações políticas. As irregularidades são denunciadas à diretoria da Petrobras e a diretoria não chama a polícia. Omissão e certeza de que somos cordeirinhos.

Agora o preço do petróleo despenca. Está em 64 dólares o barril, enquanto escrevo estas mal-traçadas. E o pré-sal está baseado no barril a 105 dólares, para ser lucrativa para o Brasil. A Venezuela está despencando na mesma proporção da queda do preço do petróleo; a Petrobrás a cada dia perde valor por causa de brasileiros que a privatizaram para seus bolsos e seus interesses partidários. Tempo houve em que ninguém tinha coragem de desviar um rolo de papel higiênico sequer na empresa . Agora virou uma Geni, apanhando de todos os lados, roubada de seus acionistas, o povo brasileiro. Orgulho do povo brasileiro, tivemos o orgulho roubado, como lembrou o discurso do procurador-geral.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Donos da verdade

Nesse 23 de abril completou 10 anos de vigência...

O Estrangeiro

Já que Rodrigo Pacheco não se anima, Elon Musk...

Democracia e alienação

O Datafolha perguntou a pouco mais de 2 mil...

Fim de campanha

  Durou seis anos. Foi um longo tempo. Mais...
PUBLICIDADE