sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Sinop: alunos de escola técnica pedem apoio de vereadores para evitar fim de cursos

PUBLICIDADE

Alunos da Escola Técnica da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec) fizeram um manifesto, ontem à noite, na câmara. Os estudantes cobraram intermediação dos vereadores junto ao governador Pedro Taques (PSDB) para evitar que os cursos sejam encerrados por falta de professores. “Nosso curso parou em julho. Outros oito cursos já foram encerrados em outras cidades do Estado pelo mesmo motivo. Em Sinop, até março do ano que vem, todos os contratos dos trabalhadores devem ser encerrados e uma decisão judicial impede novas contratações temporárias. A única solução é a abertura de concurso público”, afirmou, ao Só Notícias, a aluna do curso técnico em Enfermagem, Vera Lúcia Agostini.

Segundo Vera, quase metade da quantidade inicial de estudantes já desistiu por conta da situação. “Começamos duas turmas com 80 pessoas. Hoje são apenas 46. Desde abril estamos nesta luta. Em junho fizemos manifestação, mas o tempo passou e ninguém resolveu o problema. Anteriormente, estávamos tendo aulas apenas três dias por semana, porém, agora, as aulas foram suspensas. Os alunos querem uma profissionalização e uma colocação no mercado de trabalho. Ninguém está ali de brincadeira. A área de Saúde pede técnicos diariamente”.

De acordo com a estudante, os vereadores se comprometeram a tentar agendar uma reunião com os deputados. “Representantes do nosso sindicato tentarão este contato com os parlamentares, para ver se a gente consegue levar a demanda até o governador. Se for lançado edital de concurso, mesmo que as convocações ocorram somente no ano que vem, a escola ficará autorizada a contratar temporariamente outros professores. Então, agora, vamos aguardar este retorno”.

No total, cerca de 400 alunos, nos períodos noturno e vespertino, estudam na unidade em Sinop. Desde 2008, o governo estadual não realiza concurso para as escolas técnicas.

O diretor da Secitec em Sinop, Dilmair Callegaro, confirmou a falta de professores e disse que o governo estadual prevê concurso público entre março e dezembro do ano que vem. No entanto, adiantou que não é possível afirmar que as escolas técnicas serão contempladas. “Não sabemos se será para todos os órgãos ou apenas para alguns. O governo tenta as medidas jurídicas cabíveis para resolver o problema. Agora, se o Ministério Público Estadual (MPE) entender que as escolas devem ser fechadas, aí nos cabe apenas acatar. Todas as unidades do Estado estão passando por alguma dificuldade”. 

(Atualizada às 10h01)

(fotos:divulgação)

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Lançado programa Saúde na Escola em Sinop

O Programa Saúde na Escola, que tem como objetivo...

Sinop: abertas inscrições para projeto social Bombeiros do Futuro

Estão abertas as inscrições para mais uma edição do...

Unemat abre inscrições para seletivo de professor em câmpus no Nortão

Estão abertas inscrições para o seletivo de professor temporário...

Governo lança programa Nenhum Estudante a Menos em Mato Grosso

A secretaria estadual de Educação de Mato Grosso lançou,...
PUBLICIDADE