quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Aprovada criação da guarda municipal em Cuiabá

PUBLICIDADE

Foi aprovado, hoje, pela câmara a criação da guarda municipal permitindo a prefeitura lançar, até o final do ano, concurso para preencher as vagas . O coronel da Polícia Militar, Eduardo henrique de Souza, informou que o salário inicial  será de R$ 1,6 mil mais 30% de gratificação por desempenho para uma carga horária de 40 horas semanais sendo 8 horas diárias.  A exigência para participar do concurso será ensino médio completo e idade entre 18 e 35 anos.

O próximo passo da prefeitura será contratar empresa para fazer o concurso público para chamamento imediato do primeiro de grupo de aprovados ainda este ano. “A princípio, vamos chamar cerca de 70 guardas que vão priorizar o trabalho nas escolas públicas e unidades de saúde. Depois, conforme a gente for aumentando esse número de guardas, vamos também entrar nos bairros e ajudar a segurança pública, a Polícia Civil, a Polícia Militar nesse trabalho”, destacou o coronel.

Enquanto os agentes municipais de trânsito, chamados de amarelinhos, lidam apenas com o trânsito, os guardas municipais serão responsáveis pela segurança pública. “O trabalho deles se assemelha bastante ao da Polícia Militar. A guarda se difere dos agentes de trânsito porque vai trabalhar fardada, armada, ostensiva, preventiva. Os guardas vão poder realizar também o policiamento comunitário nos bairros”, destacou o coronel Eduardo Henrique.

Ele explicou ainda que a guarda tem poder de poílicia e poderá prender qualquer pessoa em situação de flagrante ou cumprimento de mandado judicial e também fazer boletim de ocorrência como a Polícia Militar faz ao atender uma ocorrência, registrar o ocorrência e encaminhar a pessoa presa ou detida para a delegacia. “Se assemelha bastante o trabalho da Guarda Municipal ao da Polícia Militar", expôs.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE