terça-feira, 23/abril/2024
PUBLICIDADE

Avô e tio reivindicam guarda de bebê abandonada em lixeira no Estado

PUBLICIDADE

Embora a Polícia Civil de Rio Branco (356 quilômetros de Cuiabá) ainda não tenha localizado a mulher que abandonou uma bebê recém-nascida dentro de uma lixeira, o avô materno e um tio da criança procuraram o abrigo municipal aonde ela foi encaminhada e disseram que querem ficar com Vitória, nome dado ao bebê pelos profissionais do hospital que cuidaram ela por três dias. A mãe é uma jovem de 20 anos que já foi identificada pela polícia, porém, continua sendo procurada para ser ouvida.

De acordo com assistente social, Lucimar Justino dos Reis Lopes Pinheiro, responsável pela Casa da Criança Raio de Luz, o avô da criança, que é viúvo, e um tio procuraram o abrigo reivindicando a guarda. Em seguida, foram para o Fórum de Rio Branco em busca de informações sobre os procedimentos necessários. O tio é casado e estava acompanhado de uma mulher. Ela também disse ter interesse em ficar com a criança.

“Falaram que estão correndo atrás dos papéis e foram para o Fórum. Eles disseram que não é para deixar ela ir para adoção. Eles querem a criança de qualquer jeito”, relatou Lucimar. Ela, por sua vez, explicou que não é tão simples, pois a polícia ainda precisa primeiro encontrar a mãe para ser ouvida e explicar os motivos e as circunstâncias que a fizeram abandonar a filha. “Expliquei para eles que também é preciso a comprovação do parentesco como o exame de DNA e isso quem decide é a Justiça”.

No sábado (23), quando a criança ainda estava internada no Hospital Municipal de Rio Branco, o avô foi até a unidade de saúde visitar a recém-nascida e disse que não sabia que a filha estava gestante. “Ele disse que nem ela sabia que estava grávida”, conta Lucimar. Na tarde desta segunda-feira, o avô retornou e reivindicou a guarda da menina.

Pedidos de adoção – conforme a assistente social, a bebê está bem e começou a ganhar peso. Ela nasceu com 2,630 quilos e na pesagem realizada, hoje, foi verificado que ela já ganhou 20 gramas. A bebê foi abandonada nua em uma lixeira de metal em frente a casa de um casal de idosos na última sexta-feira (22). Ela ficou por duas horas passando frio até ser resgatada por volta das 6h e levada ao hospital.

Com a notícia veiculada na imprensa, dezenas de casais de cidades da região procuraram o hospital e continuam procurando o abrigo com interesse de adotar a bebê. De acordo com a assistente, além de famílias rio-branquenses, moradoras dos municípios vizinhos: Lambari D’Oeste, Salto do Céu, Mirassol D’Oeste e Quatro Marcos já foram até Rio Branco com objetivo de adotar a recém-nascida.

“Hoje mesmo já veio uma senhora de Mirassol D’ Oeste. Eu digo que a criança não está disponível para adoção, pois tem todo um trâmite que precisa ser seguido”, explica Lucimar ao pontuar que tem que escutar a mãe também. “A gente não sabe da situação dela, se tem uma depressão ou outro problema. Só depois de ouvir ela será possível saber a causa de ter abandonado a filha”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carro capota em rodovia estadual em Sinop

Um Ford Ka vermelho capotou, esta noite, na MT-222,...

Homem, mulher e criança ficam feridos em acidente entre carro e moto em Sinop

Um homem, uma mulher e uma criança ficaram feridos,...
PUBLICIDADE