quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Cuiabá: viaduto da Sefaz precisa de mais reparos e não será liberado

PUBLICIDADE

O viaduto Jamil Nadaf (viaduto da Sefaz) não será liberado, hoje, como estava previsto no cronograma da obra de reparação. O relatório dos ensaios de carga realizado pela empresa recomendou a conclusão do acabamento das juntas de dilatação da pista.

A decisão de suspender a liberação no elevado foi tomada, ontem à noite, pelo secretário de Cidades, Eduardo Chiletto, que prefere não desbloquear a pista enquanto a obra não estiver 100% concluída. A Secretaria de Estado das Cidades (Secid) notificará o consórcio VLT para realizar os devidos acabamentos na pista de rolamento.

Os acabamentos serão necessários para garantir a uniformidade entre o concreto e a borracha presente nas juntas da pista. O secretário explica que esses acabamentos não se tratam de reparos na estrutura da obra, que já foi corrigida nos últimos meses.

O anúncio da liberação do viaduto da Sefaz, na tarde de quarta-feira (29), ocorreu depois que a empresa LSE enviou parecer positivo para o teste de carga. Porém, após o recebimento online do relatório final, na noite de quarta, foi definida a necessidade de manter o elevado fechado até que os serviços recomendatórios sejam concluídos pelo consórcio VLT.

“A liberação do tráfego poderia acontecer, porém não vamos receber uma obra que ainda necessita de acabamentos e não está 100% finalizada. Quero também pedir desculpas publicamente à sociedade e à imprensa sobre o anúncio feito inicialmente na tarde de ontem”, destacou Chiletto.

Conforme a conclusão do laudo, as obras de reforço realizadas no elevado confirmaram o aumento da resistência da estrutura e constataram o bom desempenho estrutural do viaduto. O documento também destaca que o elevado pode ser utilizado normalmente com as cargas especificadas no projeto original, que compreende até 45 toneladas.

De acordo com o secretário Eduardo Chiletto, os ensaios de cargas realizados no viaduto confirmam que não há qualquer risco estrutural, porém a política do Governo do Estado é de que as obras só devem ser recebidas com qualidade total atestada. “O relatório oficial está sendo encaminhado hoje, via malote, para a Secid. Com o documento físico em mãos, vamos notificar o consórcio VLT para que sejam realizados os devidos acabamentos”.

Com 278 metros de extensão, o viaduto da Sefaz compreende a obra do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e custou R$ 7,4 milhões. A obra foi inaugurada em fevereiro de 2014, porém seis meses após precisou ser interditada devido à constatação de problemas estruturais. Em fevereiro deste ano, o governo determinou a realização de reparos no elevado, que não tiveram custos para o Estado.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bolão de Mato Grosso ganha prêmio ao acertar cinco números na Milionária

O bolão de Cuiabá foi premiado, ontem à noite,...

Criança é hospitalizada após ser atingida por carro em Guarantã do Norte

O menino, de 12 anos, foi encaminhado para cuidados...

IFMT Sorriso prorroga inscrições para dois cursos com incentivos financeiros

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de...

Motociclista morre em acidente com carreta em rodovia no Nortão

O acidente envolvendo uma DAF XF 480 branca e...
PUBLICIDADE