sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Empresas que fornecem refeições para Sistema Prisional devem comprar alimentos da agricultura familiar

PUBLICIDADE

Alimentos da Agricultura Familiar devem compor no mínimo 20% de todos os produtos consumidos pelas empresas que fornecem refeições para o Sistema Socioeducativo e Prisional do Estado. Com este objetivo foi criado o primeiro Programa Estadual de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar – PEAF/ Sistema Socioeducativo e Prisional.

O novo programa passará a valer após a assinatura do Termo de Cooperação Técnica 002/2015 entre as secretarias de Estado de Agricultura e Assuntos Fundiários (Seaf-MT) e Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) e a Empresa Mato-grossense de Pesquisa e Extensão Rural (Empaer). O ato oficial será nesta sexta-feira (31.07), às 08h30, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.

Nestes moldes, já estão em vigor no Estado o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que tem como fonte de recursos o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, e o Programa de Aquisição de Alimentos, gerido Ministério do Desenvolvimento Social.

Só no ano passado, o fornecimento de refeições a 65 Unidades Prisionais em todo o estado movimentou cerca de R$ 50 milhões. No entanto, os alimentos geralmente eram comprados de grandes atacadistas. Com o novo programa, parte desse recurso se tornará uma renda formal e garantida para os pequenos agricultores familiares de Mato Grosso.

“Com mais opções para vender o seu produto, o pequeno agricultor não precisará mais colocar a sua mercadoria na mão de atravessadores. O mercado institucional é uma ótima oportunidade para comercializar. Com mais dinheiro no bolso a qualidade de vida e a permanência do homem no campo está garantida”, afirmou o secretário de Estado de Agricultura, Suelme Fernandes. 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tremor de terra é registrado em município de Mato Grosso

O município de Ribeirão Cascalheira (700 quilômetros de Cuiabá)...

Concessionária vai construir passarela na BR-163 em Peixoto e vai alterar trânsito

A concessionária Via Brasil, que administra o trecho da...

Justiça vê legítima defesa e absolve policial que matou empresário em Sinop

A juíza da 1ª Vara Criminal de Sinop, Rosângela...

Sinop: prefeitura firma parceria com AMA para manutenção de atendimentos

O executivo municipal definiu a formalização de termo de...
PUBLICIDADE