quinta-feira, 18/abril/2024
PUBLICIDADE

Estudante de Mato Grosso mostrará habilidade musical em programa de TV

PUBLICIDADE

A falta de visão não limitou o desenvolvimento e os sonhos de Luiz Guilherme Pinheiro, 13 anos. Quando ainda era bebê, sua família descobriu que ele seria deficiente visual e resolveu oferecer meios para que o garoto superasse a deficiência. O resultado pode ser conferido nesta sexta-feira (01.07), quando Luiz Guilherme participará do programa encontro com Fátima Bernardes, da rede Globo, a partir das 10h50.

O adolescente, que mora em Chapada dos Guimarães, falará de sua trajetória e mostrará o seu talento com a música. Luiz toca gaita, teclado, acordeom, flauta, lira, triângulo, escaleta (instrumento semelhante ao acordeom e à harmônica de boca) e “um pouco de violão”. Luiz viajou para o Rio e Janeiro acompanhado da mãe Elaine Medeiros e da professora Jansiléia Nogueira. “Descobri que qualquer coisa que eu queira fazer eu posso. Levo uma vida normal, com muitas brincadeiras e estudos, é claro”, diz o jovem que quer fazer faculdade de música.

Luiz Guilherme está na expectativa para participar do programa. “Está previsto eu tocar a música Asa Branca na sanfona e creio que trechos musicais de outros instrumentos. Vou mostrar o que sei fazer”. A ansiedade é compartilhada pelos pais, Elaine e Esly Geraldo Pinheiro, que acreditam que a participação é uma oportunidade.

A iniciativa de mostrar o talento de Luiz Guilherme partiu da professora Jansiléia, que o acompanha na sala de recurso da Escola Estadual Ana Tereza Albernaz, em Chapada dos Guimarães. Ela gravou um vídeo da apresentação que ele dedicou às mães em maio deste ano e enviou para a produção do programa global, que em resposta solicitou mais alguns vídeos. “A ideia é mostrar que as pessoas privadas de visão são capazes”.

Segundo a professora, a escola tem um papel inovador na vida das pessoas com deficiência. “Veja o caso do Luiz, ele é focado, certo do que quer para sua vida. Para ele, não tem limites. As oportunidades em adquirir independência lhe foram mostradas e ele agarra com muita determinação”.

A mãe Elaine comenta que o filho é superindependente, faz tudo sozinho, gosta de cozinhar. “É noveleiro, identifica os personagens pela voz, relembra de atuações dos artistas em episódios passados quando está vendo a novela, que as vezes nem eu consigo lembrar. Tem uma mente”, atesta a genitora.

Luiz Guilherme, no entanto, aponta seus defeitos. “Sou enjoado, especialmente quando o assunto é comida. Não suporto arroz e feijão, substituo-os perfeitamente por batata, purê, entre outros. E não como glúten porque engorda. Mas tenho uma grande qualidade, sou curioso e isso me direciona para as descobertas”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop terá mais um caminhão pipa para combater queimadas

A prefeitura definiu licitação para a compra de caminhão...

Governo autoriza obras em Complexo Viário para melhorar trânsito em Cuiabá

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra) assinou...

Duas carretas e caminhonete se envolvem em acidente em Mato Grosso; um morto

O acidente envolvendo a Toyota Hilux prata, carreta Volvo...

Sorriso: gato preso em copa de árvore é resgatado pelos bombeiros

O filhote de gato foi salvo por militares do...
PUBLICIDADE