sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Filha de Luis Carlos Prestes debaterá em Sinop lutas sociais

PUBLICIDADE

O Movimento dos Sem Terra (MST), Movimento dos Atingidos por Barragens e Fórum Teles Pires organizam, no próximo dia 15, um debate com a historiadora Anita Prestes, filha do líder comunista Luiz Carlos Prestes, idealizador da Coluna Prestes – movimento político-militar brasileiro existente entre 1925 e 1927 e ligado ao tenentismo de insatisfação com a República Velha, que percorreu diversos Estados, inclusive Mato Grosso.

O seminário será para discutir com Anita a situação atual das lutas sociais no Brasil e o legado de seu pai. O evento está previsto para às 19h, na Unemat. Às 22hs haverá lançamento de livros. As atividades retornam no dia seguinte (16), às 8h com o lançamento da Associação dos Amigos do Centro de Formação Olga Benario Prestes, além de uma mesa redonda, às 9h, que terá Anita Prestes como palestrante anordando os 90 anos da Coluna Prestes e análise da conjuntura política atual.

Anita Leocádia Prestes é historiadora e filha do líder comunista Luiz Carlos Prestes e Olga Benário Prestes. Nasceu em novembro de 1936, em Barnimstrasse, prisão destinada às mulheres na Alemanha Nazista, para onde sua mãe, judia alemã e comunista, foi levada após ser deportada do Brasil, por Getúlio Vargas, aos sete meses de gravidez. Olga Benário morreria em abril de 1942, assassinada em uma câmara de gás, no campo da morte de Bernburg.

Em 1945, após o fim do Estado Novo, Anita chegou ao Brasil e pôde, finalmente, conhecer o pai, liberto após nove anos de prisão.
Anita também foi perseguida pelo regime militar e indiciada por subversão em 1972, quando foi condenada e julgada, sendo condenada a quatro anos e meio de detenção. Para não ser presa, se exilou na extinta União Soviética (URSS), onde recebeu o título de doutora em Economia e Filosofia pelo Instituto de Ciências Sociais de Moscou (1975). Foi Anistiada em 1979, como conseqüência da primeira Lei de Anistia no Brasil. Em 1990, ela recebeu o título de Doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

O seminário é organizado pelo Fórum Teles Pires, MAB, MST, Sinprotec, Adunemat, Sinsep, Sintep, DCE Unemat, Cine clube Zumbis, Colonia dos Pescadores Z-16, Instituto Luiz Carlos Prestes.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria estuda medidas para ampliar segurança de motoristas de aplicativo em MT

A secretaria estadual de Segurança Pública (Sesp-MT) criou hoje...

Lula homologa terra indígena com 32 mil hectares em Mato Grosso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da...

Tribunal de Justiça faz concurso com 161 vagas para cartórios em Mato Grosso

O Poder Judiciário de Mato Grosso realizará, neste ano,...

Bombeiros devolvem à natureza tamanduá resgatado ferido em escola de Mato Grosso

Um tamanduá-bandeira foi devolvido à natureza ontem após ser...
PUBLICIDADE