quinta-feira, 18/abril/2024
PUBLICIDADE

Samu atende em média 70 ocorrências por dia em Mato Grosso

PUBLICIDADE

No primeiro semestre desse ano cerca de 70 pessoas foram atendidas por dia pelo Serviço de Atendimento de Urgência (Samu) no Estado. Dados da Secretaria de Estado de Saúde apontam que 12.722 atendimentos foram feitos de janeiro a junho. No ano passado, o número total de atendimentos chegou a quase 25 mil durante todo ano. O Ministério da Saúde repassou, de janeiro a julho de 2015, R$ 4,9 milhões para o Mato Grosso custear todos os serviços.

Com a quantidade de atendimentos feitos pelo Samu, a vida útil das ambulâncias é um dos principais pontos que acaba atrapalhando um aumento no número da frota. De acordo com o diretor do Samu, Vicente Manoel de Deus Neto, os carros rodam em média três mil quilômetros mês e quando o Estado consegue recursos para aumentar a frota, ela precisa, muitas, vezes é ser substituída. “Quando estamos tentando ampliar, na verdade já começamos a nos preocupar em substituir. Um veículo desse a cada três anos tem que ser substituído, pois são veículos que andam muito além de que as condições das vias, muitas vezes, não colaboram para a conservação das unidades”.

De acordo com o diretor, todas as ambulâncias estão rodando em boas condições, todas com os devidos equipamentos para o atendimento da população de acordo com o que determina a legislação.“Estamos também em processo de aquisição de novos equipamentos, pois é comum que alguns precisem ser trocados de tempos em tempos, e essa reposição é feita”.

Ele lembra ainda que os veículos recebem toda manutenção corretiva e preventiva, mas é comum sim ocorrer de alguns veículos quebrarem até mesmo em atendimento, porém quando há casos de alguma das ambulâncias estragar, existe o carro reserva que são ambulâncias algumas vezes mais rodadas, que estão prontas para substituir. “Acontece muitas vezes de a viatura estragar, o que não é demérito nenhum, já que são veículos dos quais se exige muito, por tanto temos sempre um carro reserva”

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: sábado será dia D de vacinação contra gripe

A secretaria de Saúde informou que o dia D...

Matupá vai reforçar assistência no setor da saúde com mais médicos

A prefeitura vai credenciar profissionais na área de clínica-geral...

Ônibus do hospital do Câncer chega em Sinop na próxima semana

O ônibus do Hospital do Câncer de Mato Grosso...
PUBLICIDADE