sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Segurança alimentar aumenta em 5 anos no Estado e alcança 80,6% dos domicílios

PUBLICIDADE

O número de domicílios em situação de segurança alimentar aumentou desde 2009, em Mato Grosso. No registro anterior, os moradores de cerca de 77,9% dos domicílios particulares no Estado não apresentavam restrição alimentar ou, pelo menos, alguma preocupação com a possibilidade de ocorrer restrição, devido à falta de recursos para adquirir alimentos. Agora, o número saltou para 80,6%. Os dados são do levantamento suplementar da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2013 sobre segurança alimentar, divulgada hoje. 

O percentual alcançado supera a média brasileira que é de 77,4%, assim como de todos os estados da região Norte e Nordeste. Entretanto, fica abaixo do Sul e Sudeste. Em comparação com as outras Unidades da Federação, no Centro-Oeste, Mato Grosso supera somente Goiás (80,4%), e perde para Mato Grosso do Sul (81,8%) e Distrito Federal (86,7%).

O estudo mostra também que o número de domicílios em situação de insegurança alimentar moderada ou grave (com restrição de alimentos em termos quantitativos ou privação, cujo grau mais extremo é a fome) diminuiu de 7,4% em 2009, para 5,8%, em 2013. É a segunda pior média, novamente atrás de Goiás (6,2%).

No Brasil, o número de domicílios em situação de insegurança alimentar continua caindo, mas ainda existem cerca de 52 milhões de brasileiros sem acesso diário à comida de qualidade e na quantidade satisfatória. Dos 65,3 milhões de domicílios registrados, 22,6% estavam em situação de insegurança alimentar. Esse percentual era 29,5% em 2009 e 34,8% em 2004, anos anteriores da pesquisa.

A pesquisa foi realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Homem morre após cair de moto em Sorriso

Willians Roberto Prates da Silva morreu esta manhã em...

Prefeitura contrata show da cantora Paula Fernandes para reveillón no Nortão

A prefeitura de Santa Carmem (35 quilômetros de Sinop)...
PUBLICIDADE