sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Volume de combustíveis comercializado em Mato Grosso cresce mais que média

PUBLICIDADE

O aumento das vendas de etanol em Mato Grosso faz com que, de janeiro a abril, o total comercializado no Estado seja 1,44% maior que no mesmo período do ano passado. No óleo diesel, Mato Grosso perdeu 15,7 milhões de litros (-3,0%) de 2014 para 2015. A gasolina teve redução de 15 milhões de litros (-9,5%). Já o etanol hidratado, refletindo a queda de preços nos postos e a ausência de entressafra, cresceu 48,8 milhões (33,6%).

No comparativo 2014/2015 (janeiro a abril), os números foram os seguintes: óleo diesel 891,3 milhões para 875,5 milhões de litros, na gasolina 208,1 milhões para 193,1 milhões de litros e no etanol 157,8 milhões para 206,7 milhões.

Se a atividade econômica desaquecida e as paralisações dos caminhoneiros ocorridas no período podem ter determinado a perda de volume no óleo diesel, na gasolina a substituição por etanol foi de 3 pra 1, ou seja, para cada litro não vendido de gasolina foram comercializados 3 litros de etanol. Contribuem o aumento da frota de veículos flex e a grande vantagem do preço do etanol em relação à gasolina. Mesmo considerando que o rendimento do etanol é inferior ao da gasolina, os números asseguram um crescimento real no consumo.

Para Mato Grosso, o resultado negativo no diesel e na gasolina pode ser compensado, em parte, pelo expressivo aumento no consumo de etanol que, por ser produzido aqui, agrega valor na distribuição de renda e na geração de impostos, aquecendo nossa economia e reduzindo os recursos que enviamos para outros estados fornecedores de gasolina.

A informação é da assessoria.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prorrogado prazo para entrega de relatório de empresas em MT que recebem incentivos fiscais

A secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso...

Sorriso registra mais de mil novas empresas em 3 meses

Sorriso ganhou 1.080 novas empresas, entre janeiro e março,...

Secretaria e IMAC apresentam na Norte Show programas de incentivos oferecidos pelo Estado

A secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato...
PUBLICIDADE