sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Taques defende novo pacto federativo em reunião com prefeitos de MT em Brasília

PUBLICIDADE

O governador Pedro Taques se reuniu, ontem à noite, na capital federal, com cerca de 50 prefeitos mato-grossenses que participam da XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Aos prefeitos, Taques voltou a falar sobre a necessidade de um novo pacto federativo que contemple, de fato, os estados e municípios e que o governo federal precisa assumir uma responsabilidade maior na administração.

Segundo Taques, atualmente o governo federal cria diversos programas e coloca os estados e municípios para tocá-los. O governador avalia que a prefeituras acabam ficando prejudicadas, tendo em vista que a maioria está com o orçamento no limite e não conseguem tocar adequadamente as novas responsabilidades por falta de recursos.

O governador também falou do esforço do Estado na busca pela melhoria da receita e a sobre a cobrança do Auxílio Financeiro para o Fomento das Exportações (FEX). Dos R$ 400 milhões que devem entrar nos cofres do Estado, 25% serão repassados aos 141 municípios.

Taques ressaltou que o dinheiro faz falta nos cofres do governo, por conta do atraso nos repasses, o Estado precisou parcelar o reajuste anual aos servidores. O governador diz que espera melhoria no segundo semestre para que possa contratar mais policiais civis e militares.

No jantar Taques também fez uma explanação sobre o programa Pró-Estradas, ressaltando a necessidade de reconstruir e aumentar a malhar rodoviária pavimentada do Estado. Além disso, o governador pediu a continuidade da parceria com os municípios para a continuação dos trabalhos das patrulhas na manutenção da malha estadual e vicinal.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeito inaugura ciclovias e pistas de caminhada em avenidas de Nova Mutum

A prefeitura de Nova Mutum inaugurou duas obras do...

Prefeito anuncia mais 100 quilômetros de asfaltamento em Várzea Grande

O prefeito Kalil Baracat anunciou que vai incluir no...

Mato Grosso passa a ter setor de inteligência de combater a crimes tributários

O Governo de Mato Grosso implantou a Coordenadoria de...

Ministério autoriza criar mais um câmpus do IFMT em Mato Grosso

O ministério da Educação confirmou a assinatura da portaria...
PUBLICIDADE