quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Médica alerta sobre riscos da febre Zika em Mato Grosso

PUBLICIDADE

O mais recente balamço da secretaria Estadual de Saúde indica que houve um aumento de 85,08% nos casos notificados de dengue de um ano para cá. Desde janeiro foram contabilizados 15.954 casos, no ano anterior esse número era 8.620. Até agora, há quatro casos confirmados que levaram ao óbito e ainda existe sete mortes sob investigação.

Além disso há um caso confirmado de febre chikungunya importada e ainda há 171 casos suspeitos da mesma doença registrados no estado. Esse contexto abre espaço para mais uma doença, semelhante, que chegou no País em outubro do ano passado e também merece atenção: a febre Zika.

De acordo com a médica Natasha Slhessarenko, a maior semelhança entre as três doenças está no transmissor: o mosquito Aedes aegypti. “Além disso, clinicamente elas têm muito em comum. As três doenças começam com febre, dor no corpo e dor de cabeça. As diferenças começam a aparecer apenas nos quadros de evolução de cada doença”, explica.

As maiores diferenças entre as doenças são sutis, é o que indica a médica: “A Zika tem um quadro bem mais brando, se assemelhando muito com a gripe por exemplo, com dor de cabeça, dor nas articulações, conjuntivite, dor de garganta, febre leve, irritação da pele, normalmente algumas manchas avermelhadas pelo corpo, náuseas e dor muscular, com cura espontânea em 5 dias”, reforça.

Já no caso da Chikungunya, causada pelo vírus CHIKV, a especialista informa que o maior diferencial, está no seu acometimento das articulações. “O vírus Chikungunya avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local. Já a dengue é caracterizada mais fortemente pelas dores musculares”, revela a médica.

A especialista informa que, muitas vezes, o médico pede exames laboratoriais para confirmar ou não a suspeita já que a diferenciação no quadro clinico destas doenças muitas vezes é bem sutil. “O exame de sorologia é usado para determinar por qual vírus a pessoa foi infectada. A partir do quinto dia após a infecção, o organismo começa a produzir anticorpos para combater o vírus. Este exame detecta justamente a presença destes anticorpos no sangue. Por isso que ele só pode ser feito após a primeira semana”, narra.

Como o exame de sorologia só se mostra positivo dias após o início dos sintomas, a médica indica também, dependendo do caso, a utilização de um teste mais específico, chamado PCR ou teste molecular. “Ele é capaz de detectar o material genético do vírus no sangue do paciente mais precocemente”, esclarece.

Slhessarenko afirma que a melhor forma de se prevenir contra as febres Zika, Chikungunya e Dengue ainda é por meio do combate dos mosquitos Aedes, com o uso de inseticidas, repelentes, telas nas janelas e campanhas de prevenção para manter quintais limpos, sem acumular água, para que o mosquito não se reproduzir.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Guarantã vai otimizar ações na atenção primária e outros setores com mais insumos

A prefeitura realizou, via processo licitatório, a compra de...

Sinop: UBSs terão horários estendidos em ação do ‘Março lilás’

A secretaria de Saúde informou que terá atendimento com...

Hospital de Colíder considerado referência regional retoma atendimentos em UTI

O Hospital Regional de Colíder, administrado pela secretaria estadual...
PUBLICIDADE