quinta-feira, 18/abril/2024
PUBLICIDADE

Assalto à Petrobras

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Costuma-se  dizer que com a chegada do  PT ao Governo Federal, com Lula e depois Dilma, nos útlimos  doze anos ocorreu um  aparelharamento da administração pública  brasileira, tomando de assalto todos os ministérios e empresas públicas, os  quais  passaram a ser divididos, como troféus,  com os demais partidos que fazem parte da chamada base do governo.
Cada  partido recebe  um quinhão da administração, incluindo ministérios, estatais e outros organismos públicos, os quais passam a ser geridos como se fossem propriedades desses partidos e seus caciques, podendo, de forma livre nomear seus indicados, pouco importando se os mesmos  tenham qualificação técnica,  ética ou moral para bem gerir a coisa pública.

Vale dizer  que esta  prática não foi iniciada com o PT, mas apenas foi “aperfeicoada”  e ganhou dimensaão avassaladora, ao ponto do jurista Walter Maiarovitch,  em  recentes  entrevistas  aos  apresentadores  Heródoto Barbero, da Rede Record e Leilane, do programa  Globo News,  analisando os últimos  desdobramentos da Operação Lava-Jata, que  levaram`a prisão diversos altos executivos das dez maiores empreiteiras do país, além de mais um ex-diretor da Petrobrás, dizer que nosso país  está sendo considerado  uma “República dos ladrões”  e que está sendo administrado por uma cleptocracia, ou seja, governo de ladrões.

Quando o Governo FHC  realizou o seu programa de privatização,  o PT,  através  de LULA e de seus expoentes maiores foram críticos severos daquele  programa,  acusando o PSDB inclusive de práticas de corrupção. Chegando ao poder,  não teve a coragem suficiente para investigar e ir a fundo para apurar se durante a privataria, como denominam  aquele período, ocorreram  casos de corrupção  Pelo  contrário,  os  governos   LULA/DILMA  continuaram  com a privatização de áreas que o PSDB  não tinha conseguido  como  transportes, rodovias, ferrovias, aeroportos e inclusive na área da saúde.

Diversos  escândalos  ocorreram  durante os oito anos de Lula e nesses quatro de Dilma, onde e quando diversos ministros e integrantes do segundo escalão  foram acusados de corrupção e acabaram deixando os seus cargos, os quais foram repassados para outros indicados pelos mesmos partidos e  a farra  com o dinheiro público  continuou impunemente!
O símbolo maior da corrupção durante o governo LULA  foi o MENSALÃO, que pela primeira vez levou alguns políticos importantes para a prisão, se  bem que com penas extremamente brandas,quando comparadas com as recebidas por operadores sem mandato, como Marcos Valerio e  ex-diretora do Banco Rural.

Com o estouro da compra da refinaria nos EUA pela PETROBRÁS,  que redundou em prejuizo de mais de um bilhão de dólares, a  maior negociata até então vinda a público, imaginava-se que o assunto estava concluido.Ledo engano, com as  prisões do doleiro Youssef  e do ex-Diretor da Petrobras, Roberto  Costa a opinião pública  o fio  da  meada  começou a  ser puxado e percebeu-seque estamos diante do maior escandalo  e roubalheira que se tem notícia na história do Brasil, desde a proclamação da República,  há mais de um século. Sob Dilma temos o PETROLÃO, se  bem que tudo isso começou ainda na gestão  Lula.

Diante dos assaltos aos cofres públicos que estão ocorrendo desde início do governo   Lula e no atual, é imperioso que as investiações não fiquem restritas ao que se passou ou continua passando na PETROBRÁS  e nas empreiteiras, cujos dirigentes  também  estão ou foram presos  É  importante que sejam investigadas  as relações  dessa teia de corrupção  com as  demais obras de responsabilidade direta ou indireta do Governo Federal, incluindo as OBRAS  da Copa, Obras do PAC, do setor  elétrico e também  a  relação dessas empresas e esquemas de corrupção com as fontes públicas  de financiamento, como o BNDES, Banco do Brasil, Caixa Economica Federal e o uso de recursos bilionários do FGTS, do FAT e outros mais.

Outra  linha de investigação  importante é a relação da  corrupção na PETROBRÁS  com as grandes empreiteiras e o papel das mesmas no financiamento da  campanha eleitoral deste  ano.  Conforme  dados divulgados pela imprensa as 20 maiores empreiteiras do pais,  dez das quais tem dirigentes presos, contribuiram  de forma significativa para a candidata Dilma  e outros candidatos do PT , do  PMDB  e demais partidos da base aliada. Qual  a origem desse dinheiro doado aos candidatos e partidos?
Será  que estamos vivendo ou não  em uma República de Ladrões? Somente a PF, o  MPF e a Justiça poderão  responder esta pergunta que não quer se calar. Os contribuintes, os eleitores e o povo brasileiro merece uma resposta verdadeira e rápida!

Juacy da Silva, professor  universitário,  titular e aposentado UFMT,  mestre em sociologia
professor.juacy @yahoo.com.br
www.professorjuacy.blogspot.com
Twitter@profjuacy

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

G20: Manejo Florestal um caminho para mitigar as mudanças climáticas

Compartilho algumas reflexões sobre um tema de extrema relevância...

A medula da Constituição

Estamos precisando ler a Constituição com a mesma frequência...

Habitat diferentes para o bem comum

Não restam dúvidas de que a convivência pacífica entre...

Riscos na transição de mandatos

Na maioria dos municípios brasileiros, as eleições de 2024...