quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Carnaval com Saúde…

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

No carnaval as frases mais massificadas são quanto ao uso da camisinha e do sexo seguro, mas as questões de saúde vão, além disso. Devemos pensar em saúde de forma ampla e abrangente, primando pelo cuidado antecipado do bem estar, e acima de tudo, utilizando as informações para aproveitar ao máximo a diversão, mantendo este bem estar.

Divirta-se, use roupas leves, não exagere no consumo de bebidas alcoólicas, e caso tiver ingerido, não dirija, evite assim acidentes e confusões. Cabe ressaltar, ainda, os cuidados necessários frente à situação de emergência em saúde causada pela circulação simultânea de doenças transmitidas pelo vetor Aedes Aegytpi (dengue, zika e chicungunya), agravado ainda pelos casos de microcefalia em recém-nascidos provocado pelo Zika vírus, portanto o uso de repelente, roupas confortáveis e que protejam do vetor é indicado. Até parece conselho de mãe, e porque não!?!?

Quando pensamos em cuidados, logo nos lembramos dos cuidados maternos, mas como gestores da Saúde é preciso pensar de forma ampla. Quando a equipe de Saúde realiza o planejamento são traçadas estratégias contendo dados e particularidades de cada região, visando a promoção e efetivação das ações de saúde.

No carnaval a distribuição das camisinhas é uma das ações, porém as equipes de saúde são reforçadas para garantir o atendimento aos foliões. Nas cidades em que a festa de momo é tradição o reforço é garantido em todos os setores, e a saúde trabalha de forma integrada com a Segurança, Assistência Social e demais setores visando garantir o bem estar do cidadão.

Por isso nunca é demais lembrar a importância do folião portar documento de identificação e o Cartão SUS, que hoje é exigido para o melhor atendimento dos pacientes nas unidades públicas de saúde, mesmo os que possuem plano de saúde, afinal todos usamos o SUS!

O Sistema Único de Saúde é imenso englobando ações de Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Vacinação, Atendimento desde a Rede Básica até a Média e Alta Complexidade, SAMU, entre outros. Conhecer o SUS, participar desta grande Política de Saúde é essencial para garantir a efetividade do mesmo. Mas isso é assunto para novas conversas, afinal, é preciso desmistificar que o SUS é apenas grandes filas e sucateamento, existe um SUS que funciona, e é esse que desejamos fortalecer, e o que precisa ser melhorado, de forma coletiva faremos.

Participe ativamente da alegria do carnaval, descontraia e aproveite muito, e quando passar a festa procure em sua cidade saber mais sobre o SUS, participe dos Conselhos de Saúde e utilize o seu poder de cidadão para fortalecer a Saúde Pública, a população precisa e nós gestores agradecemos, pois o SUS é uma conquista do Povo Brasileiro e precisa ser mantida!

Silvia Regina Cremonez Sirena, presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Mato Grosso (COSEMS-MT).

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Dante: democrata e gestor exemplar 

25 de abril é uma data histórica. Há quarenta...

Sem dúvida nenhuma

As pessoas esquecem-se da simplicidade da vida adiando decisões,...

Da Constitucionalização do porte e uso de drogas

O Senado Federal aprovou em segundo e último turno...

G20: Manejo Florestal um caminho para mitigar as mudanças climáticas

Compartilho algumas reflexões sobre um tema de extrema relevância...