quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

MT: o sucesso que vem do campo

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Sou um apaixonado por futebol. E, esse fato, vai além da minha admiração dom-bosquina. Campeão duas vezes em menos de uma semana, sendo uma das conquistas de forma épica, o Cuiabá Esporte Clube entra no Campeonato Brasileiro Série C com a confiança lá no alto. Clube mais novo entre os 20 participantes, o time verde e amarelo quer colocar o futebol da capital mato-grossense no mapa nacional da bola.

Atual campeão mato-grossense e da Copa Verde disputa futebol profissional desde 2003. Apostando na boa estrutura física que possui, o Cuiabá passou a ser o clube imbatível no Mato Grosso. O auriverde garantiu o terceiro estadual consecutivo. O caçula mato-grossense quer aproveitar o embalo e subir para Série B do campeonato brasileiro. 

Fundado em 2001 pelo ex-atacante Gaúcho (Flamengo, Palmeiras entre outros), o Cuiabá não demorou para conquistar terreno no futebol mato-grossense. A equipe cuiabana disputou o primeiro campeonato profissional em 2003 e, de cara, foi campeão estadual. Na atual temporada, o Cuiabá ganhou seu sexto título em 13 anos, sendo que ficou licenciado entre 2006 e 2009.

Assim como a torcida do auriverde e da diretoria não escondemos o anseio de chegar à elite do futebol brasileiro. No entanto, sabemos que a caminhada do Cuiabá deverá ser feita com passos firmes e seguros. Isso só mostra que somos capazes de chegar no seleto grupo dos times nacionais.

Essa relação com o campo vai além dos gramados, Mato Grosso se destaca também pela produção de grãos e do seu potencial em termos de recursos naturais sustentáveis, como os nossos recursos hídricos, minerais, pesqueiros e florestais, tem hoje todas as condições de liderar o processo de retomada de crescimento do Brasil.

Indiscutivelmente, a pujança econômica das cidades do interior tem respondido afirmativamente para consolidar o crescimento da economia, gerando empregos, renda e fazendo a roda econômica girar com mais força. A importância do agronegócio apenas reforça a chamada para novos investimentos, o que contribui, sensivelmente, para puxar o crescimento da economia mato-grossense para cima.

Mato Grosso precisa de muito pouco para se consolidar como o eldorado brasileiro. Porém, essa transformação passa necessariamente pela classe política. Quando unimos forças, ficamos mais fortes. Essa prática vale tanto para o futebol quanto à economia. É dessa maneira que tornamos realidade o Mato Grosso próspero com que sempre sonhamos.

Muito já se fez e se faz, mas é preciso perseverar e fazer mais, com planejamento estratégico, participação social na formulação e implementação das políticas públicas; manutenção do equilíbrio fiscal do Estado e dos programas de atração de investimentos, geradores de emprego e renda; na redução das desigualdades sociais e econômicas e no aperfeiçoamento de instrumentos que garantam os direitos humanos.

Assim como no futebol é preciso uma condução firme para sua consolidação e aperfeiçoamento. Vamos marchar nesse processo de transformar para melhorar. Nossa convicção é a de que honestidade de propósitos, trabalho, responsabilidade e discurso político verdadeiro constituem fatores indispensáveis para alicerçar a construção de um futuro cada vez melhor para os mato-grossenses.

Emanuel Pinheiro é deputado estadual pelo Partido da República

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Vida: bate dentro bate fora

Pintou bonito a frase da moça que me parou...

A Semana Maior

Neste domingo, fiéis católicos do mundo inteiro celebraram conosco...

O tempo não é generoso com retardatários

Tudo que acontece em nossas vidas têm uma razão...

É crise de ansiedade ou infarto?

Muitas pessoas chegam ao hospital acreditando estar tendo um...