sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Um sonho para todos

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

É! Chegou mesmo ano o de 2015 e já vai logo correndo! Janeiro já se vai terminando… Os problemas nosso de cada dia seguem no ritmo de sempre: Letárgico.

Várzea Grande, Várzea grande… Que já fora um dia cidade industrial, nos idos de hum mil novecentos e bolinhas. Ainda um dia será! Há que ser positivo. Positivo.

De Licínio Monteiro a Júlio José: Desenvolvimento se viu!

E depois? Ah! O tempo passa e a cidade continua sempre igualzinha.

Quem saiu daqui na década de 80 e retornou em 2009, 2010, ao retornar, qual não foi o espanto!?

Ora, nada mudou! Continuou tudo como antes deixara. Apenas a população cresceu. O centro da cidade inchou. Inchou! O trânsito ficou ruim. Pra não dizer que ficou péssimo!

A cidade cresceu? Cresceu espalhada para fora do centro… O que foi que houve? Plano Diretor. Diretor sem plano. Planejamento sem rumo. Sem plano, sem diretor, sem rumo.

Mas agora tem o VLT. É mesmo, bem lembrado. Só falta terminar para funcionar! Tem muitos janeiros ainda…

É! Janeiro chegou e já vai partindo pro seu fim derradeiro. Já vem fevereiro. Tem carnaval.

Os problemas nosso de cada dia seguem no ritmo de sempre: Não vai a lugar nenhum!

Saúde pela hora da morte! Ruas quase intransitáveis! Muito trânsito? Sim. Mas nem tanto por isso! Buracos demais! O Jeito é andar de ônibus. Mas, o preço do passe sufocando o trabalhador. E as condições da malha viária castigando o empresário e o povo, onerando os custos. É um circulo vicioso! Aumentam-se os preços porque não tem lucros, não se tem lucros porque não tem pavimentação nas ruas?

E o povo vai plantando bananeiras no asfalto. O mundo está de cabeça para baixo? Não. É para ocupar os buracos das avenidas. Quem sabe um dia as ruas da cidade serão “re-asfaltadas” (existe esse termo?) novamente, ou viram logo um bananal.

E a segurança? Está ainda de dar medo… Mas a polícia apareceu! Como que surgimento da cavalaria, em salvamento do povo sofrido! Parece que a paz vai ressurgindo assim. Enfim, já é 2015. Novo governo do estado. Mas o prefeito é o mesmo.  A vida acontece é aqui no município. É! Numa terra das ”gangorras de prefeitos”, ainda é o mesmo que subiu no Paço do Couto Magalhães, nas últimas eleições em 2012. Por aqui é assim: É prefeito que vem… É prefeito que vai! E nada muda de lugar. Só crescem as necessidades.

É! Janeiro chegou e já vai partindo pro seu fim derradeiro. Os problemas nossos de cada dia seguem no ritmo de sempre: Crescente e fervilhando!

É janeiro. É tempo de chuva! “Chove chuva, chove sem parar. Pois eu vou fazer uma prece prá Deus, nosso Senhor. Prá chuva parar De molhar o meu divino amor.” (Jorge Bem Jor) Assim, as ruas viram lamaçais e aparecem os buracos por toda parte. É verdade. Bem verdade mesmo! Não é possível resolver tudo isso no tempo de chuva. Asfalto detesta água! Agora não dá. É perda de tempo tentar. Também não tem nem com que tapar os buracos… Onde está a massa asfáltica para isso? Pois bem. Não tem mesmo. Mas mesmo assim, ainda tem gente do povo que joga água na rua… Isso faz aumentar os buracos… Deve ser para plantar mais bananeiras nos buracos das ruas.

Ora, de promessa em promessa, vai se levando… E depois que parar as chuvas, vai ser feito o tapa-buracos como deveria ter sido feito no ano que se foi? Vai. É essa a promessa! Agora é muito mais urgente do que antes, garantem que será feito, os responsáveis! E o povo incrivelmente “acredita". Incrível!

É! Janeiro chegou e já vai partindo pro seu fim derradeiro. A solução dos problemas nosso de cada dia seguem no ritmo de sempre. Difícil, devagar quase parando.

Há desculpas críveis de todo lado. É a tal da certidão que sempre falta! É a tal da dívida que já vem rolando desde a época de “Tutankamon”. É deputado que diz que conseguiu uma “emenda de Milhões”. Mas que sem a tal da certidão… Não veio nenhum dinheiro não. Faltou certidão ou faltou contrapartida? É. Não tem resposta agora. A emeda voltou… Estava quase lá. Mas isso não tem moratória? Deve haver alguma solução que se possa ver? Será que as criancinhas de hoje ainda ficam velhinhas e ainda vão ouvir essa terrível ladainha? Não. Vai surgir algum redentor no meio do caminho. No meio do caminho tem muitos buracos e muitas pedras. Mas há uma pedra de valor no meio do caminho.

No retrovisor não se pode ver nada mesmo. É pra frente que se anda! Anta? Não. Anda “companheiro”!

É verba de PAC que vem para melhorar as condições de saneamento do povo. Ah! Autoridade barrou!? É PAC que vem. É PAC que vai! É emenda que vem. É emenda que volta! Faltou contrapartida? Faltou vontade política? Faltou seriedade? Faltou comprometimento? Alguém pode responder? Ah! Sobrou disputa de vaidades. E pouca resposta do ator, nem dá pra lembrar da sua voz.

É! Mais um Janeiro chegou e já vai partindo, é o ano que vai mais uma vez passando voando! Os problemas nosso de cada dia seguem no ritmo de sempre: de samba? Não. Crescente e sem solução aparente!

Mas há promessas! Quase um sonho: “Tudo vai mudar!” Vai ser um dia assim: As ruas movimentadas, mas tranquilas, sinalizadas e bem pavimentadas.  No “Fiotão” soarão as “vuvuzelas”. Vai ter partidas de jogos estudantis… Mais um Show que vem pra alegrar a cidade. Será a galera feliz em festa! E a polícia nos bairros sorrindo, amiga do “Vozinho ao netinho”, conhecendo todo mundo pelo seu nome. É só um sonho ainda.

“Sonhar não custa nada. O meu sonho é tão real. Mergulhei nessa magia, era tudo que eu queria…”

É acordado que se vive! É! O povo quer sorrir! O povo quer ter saúde! O povo quer ter educação. O Povo quer ter transporte e acessibilidade! O povo quer viver em liberdade! O povo quer ter cultura. Ah! Será a festa de um povo feliz, se se cumprir só um pouquinho das promessas… Utopia? É. É. Por hora é! Só um sonho para todos.

"Você que inventou esse estado E inventou de inventar Toda a escuridão Você que inventou o pecado Esqueceu-se de inventar O perdão” “Apesar de você Amanhã há de ser Outro dia…" (Chico Buarque).

Vai ser preciso esperar mais quanto tempo? Só o povo com seu voto sagrado é que decidirá. Ou escolhe um representante digno para todos. Ou elege um mercenário para tolos!

Domingos Sávio Bruno é Engenheiro Florestal em Mato Grosso
[email protected]
http://domingosbruno.blogspot.com.br/

 

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Vida: bate dentro bate fora

Pintou bonito a frase da moça que me parou...

A Semana Maior

Neste domingo, fiéis católicos do mundo inteiro celebraram conosco...

O tempo não é generoso com retardatários

Tudo que acontece em nossas vidas têm uma razão...

É crise de ansiedade ou infarto?

Muitas pessoas chegam ao hospital acreditando estar tendo um...