quinta-feira, 18/abril/2024
PUBLICIDADE

Várzea Grande: o que será que será?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Se não forem atualizados o Plano Diretor de Várzea Grande, a Lei de Uso e Ocupação do Solo Urbano, a cidade ficará completamente inviabilizada e insustentável. Parece seguir nesse caminho!

Já que a moda é falar tanto em sustentabilidade, como em cidade sustentável… Pena que sabem tão pouco ou quase nada disso! Tudo isso falado, mas não aplicado, não podendo ser instalados aqui grandes empreendimentos.

E as empresas, indústrias que aqui existem, parece que terão que ficar com pires na mão implorando por ajuda sabe-se lá de quem, para não paralisarem suas atividades… 

Não posso acreditar que uma cidade tão perto da Capital, com acesso a tanta tecnologia como é Várzea Grande, não possua pessoas capazes de diagnosticar as necessidades urgentes e gritantes da cidade… A ponto de dar sinais de possibilidade de engavetamento de um Projeto de Lei já passado por audiências públicas.

Ora, dá impressão que ela (Várzea Grande) não pode alçar vôos mais elevados que já vem  logo alguém e corta suas asas, afugentando os empreendedores daqui. Até quando isso? Há que se trazer a luz tal questão! Há que se resolver, para o bem da cidade e da sua gente!

Afinal, essa história de prefeitos de curtos mandatos tem sacrificado demais nossa cidade, a ponto de ficarmos convivendo com essa triste realidade de que a cidade de Várzea Grande foi idealizada para ser simplesmente "dormitório de funcionários de Cuiabá".

"Dormitório de  trabalhadores de Cuiabá". Pois bem, que deixem de dizer e de acharem que essa afirmação é uma lenda porque não é! Parece a pura realidade! Triste realidade. Da forma que está sendo visto, isso é a mais dura verdade e que deverá permanecer assim por muitos anos ainda, até um gestor interessado viabilizar. – No mínimo demora mais uns quatro anos.

Posso afirmar categoricamente que, se nada for feito já, para a atualização dessas Leis defasadas, "podemos colocar a viola no saco e cantar noutra freguesia", com os bons empreendimentos indo juntos… Pois os bons correm riscos de serem afugentados, com toda certeza. Nem vale salientar os diversos motivos…

E tem outra afirmativa que é a pior de tudo que já foi dito sobre nossa cidade: “que ela é o Favelão de Cuiabá”, como já falado ser isso, pelo Jornalista Onofre Ribeiro! E fiquei como muitos na cidade, "p" da vida com isso! Mas será que ele estava errado? Penso que não! Parece que não se pode inovar muito por aqui. Porque isso? Gostaria também de entender!

– Várzea Grande: o que será que será?

Será que a nossa sina, é ser mesmo “Dormitório de Cuiabá”? Ou um Favelão de Cuiabá? 

Ora, se não forem repensados os conceitos de cidade sustentável por aqui, e atualizados o Plano Diretor e a Lei de Uso e Ocupação do Solo Urbano, penso que a resposta só poderá ser um estrondoso “siiiim”!

Quem sabe se não teremos de esperar mais quatro anos? Quem sabe mais uma década, até que surja algum visionário e destrave esses imbróglios e libere esses grilhões? Acorda Várzea Grande!

Domingos Sávio Bruno é Engenheiro Florestal em Mato Grosso
[email protected]

 

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Da Constitucionalização do porte e uso de drogas

O Senado Federal aprovou em segundo e último turno...

G20: Manejo Florestal um caminho para mitigar as mudanças climáticas

Compartilho algumas reflexões sobre um tema de extrema relevância...

A medula da Constituição

Estamos precisando ler a Constituição com a mesma frequência...

Habitat diferentes para o bem comum

Não restam dúvidas de que a convivência pacífica entre...